domingo, 14 de julho de 2013

Racismo X Meus Relacionamentos

Em relação aos meus relacionamentos sempre segui um padrão de rapazes, brancos de cabelos pretos, tudo caminhava normalmente até que comecei a diversificar e certa vez namorei um rapaz negro, pronto meu padrão ali havia se quebrado. O preconceito esta tão enraizado em nossa cultura que as pessoas não se percebem reproduzindo-o. Logo na primeira semana de namoro começaram as piadinhas, me colocando numa posição desconfortável e constrangendo meu parceiro, ouvia e ouço ainda até hoje – principalmente se estou me relacionando com um negro, seja ficando, beijando, namorando, qualquer coisa – coisas que não são agradáveis sendo elas: “Você tem um pé na senzala”, “Você é chegado a um ‘pretinho’ né?”, “Quer ‘namorado’ ou uma ‘empregada’?”, “Você adora um negão”, “Você é chegado a uma cor hein”, entre outras coisas. Deixe-me dizer meus caros: isso é RACISMO. Eu sou chegado a PESSOAS seja ela branca, preta, azul, rosa ou lá que cor for. Não estou dizendo que as pessoas que me dizem isso são racistas, o que quero enfatizar é que estão reproduzindo o racismo sem perceber já que aprendemos isso em nossa cultura, é tipo eu ser feminista e ainda assim reproduzir alguma coisa do machismo tendo em vista que o mesmo fez e faz parte do meu processo de construção como pessoa. Contudo temos de ficar atentos, pois se eu não curto ouvir coisas do tipo, imagine meu namorado /ficante /amor /marido /amante /qualquercoisa. É racismo sim, pois quando me relaciono com brancos eu não ouço absolutamente nada, as pessoas falam e nem se dão conta. Antes de falar, pense ou ao menos tente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário