quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cenário Carnavalesco mais colorido... GRES Palmeirinha



Todo ano as pessoas ficam eufóricas com o carnaval. Por mais diversificado que o carnaval possa parecer ele é bem homofóbico. Chega a ser engraçado, uma vez que a atuação dos gays no carnaval é bem forte. Passa se anos e anos e somos “esquecidos”. Mas este ano é diferente, precisou uma escola de um bairro de Nova Iguaçu situado na Baixada Fluminense inovar em algo e levantar a bandeira do arco-íris em prol dos LGBT’s. Nesses meus 23 anos de vida eu jamais vi uma escola usar o tema LGBT, temos tantas escolas e nunca nada foi dito. Porém a escola GRES Palmeirinha que fica situada no bairro de Corumbá – Nova Iguaçu teve um ato lindo e devemos assumir, de coragem, pois tem que ter coragem para falar de um tema que as pessoas ainda insistem fingir que não existe. Possa ser que eu esteja errado, mas em minha opinião eu nunca vi, pode ser que tenha sido abordado, mas eu não vi, então falo por mim que GRES Palmeirinha está mais do que parabéns, é um ato de coragem, lindo e inovador no cenário carnavalesco.

Entre versos carinhosos com o publico LGBT: “Na bandeira do LGBT, o babado do Palmeirinha no carnaval, é só alegria meu amor.” Palmeirinha ainda arrisca outras coisas abrindo os olhos das pessoas para o preconceito: “Vem também cair nesta folia livre do preconceito Com muito respeito, eu sou o que sou LGBT fonte do prazer É nessa que vou Nesta explosão de cores Vejo no céu brilhar O arco Iris mostrou o caminho Pro tesouro encontrar REFRÃO”. Ainda tem sobre as paradas gays e sobre estar dentro do armário: “O orgulho gay O mundo reconheceu quanta felicidade nas paradas e eventos culturais globalizaram manifestando as cidades hoje, Nova Iguaçu esta em festa e o povão se manifestaram com muito amor sem discriminação Na metamorfose do meu carnaval do verde e branco, eu vou me soltar Sem essa de armário fechado.“

Está sem sombra de duvidas que o cenário carnavalesco iguaçuano este ano será repleto de diversidade, seja ela qual for.

4 comentários:

  1. Mais aberto impossível...rs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pedro. Muito boa a sua reflexão.
    PARABÉNS PALMEIRINHA! PARABÉNS MOVIMENTO LGBT DE NOVA IGUAÇU!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei do samba enredo. Achei que poderia se explorar mais do enredo que é ótimo falar de homossexualidade, preconceitos e discriminação. Mas o samba que deram para o enredo na minha opinião ficou muito ruim. Explorou-se pouco quase nada da temática.Ficou um samba-enredo muito fraco e sem história. Portanto é muito válido. Iniciativa admirável da escola! Parabéns ao Palmeirinha!

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a bela frase do autor do blog sobre o enredo do Carnaval de 2013 onde falamos da adversidade e aos que participaram o que importa é que fizemos um belo desfile mesmo que não foi disputado mas cumprimos a nossa missão.

    ResponderExcluir